.
Entrar | Contactos | Dicionário | FLiP.pt | LegiX.pt | Blogue | Loja

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Agenda: Homem de palavra[s]


Realiza-se, nos próximos dias 3 e 4 de Novembro, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, o colóquio internacional Homem de palavra[s], dedicado ao poeta português Ruy Belo (1933-1978).

No cinquentenário da publicação do seu primeiro livro de poemas, Aquele Grande Rio Eufrates (1961), o encontro pretende homenagear um dos principais nomes da poesia portuguesa da segunda metade do século XX, reunindo estudiosos da obra de Ruy Belo, especialistas em poesia portuguesa e em teoria e crítica literárias.

A entrada é gratuita (mas sujeita a inscrição) e o evento terá transmissão directa online. Mais informação, aqui.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Num novo Kindle perto de si

Em Abril deste ano, a Priberam lançou uma versão do Dicionário Priberam para Kindle, o leitor de livros digitais da Amazon.

Seis meses depois, uma parceria entre as duas empresas permite que o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa surja incorporado na versão mais recente do Kindle. Desta forma, é possível consultar a definição de qualquer palavra portuguesa que apareça nos textos escritos em português, sejam eles escritos na variedade europeia ou brasileira.


segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Uma forma diferente de começar a semana

No dia mundial da saúde mental que hoje se celebra, partilhamos mais um pouco daquilo que é um forte contributo para a saúde mental dos lexicógrafos priberanianos: uma compilação de comentários sobre o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, no Twitter:


A listagem acima parece bastante consensual. No entanto, do 8 ao 80, há gostos para tudo:

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Agenda: prémios da Casa de Portugal em Macau


Realiza-se amanhã, 5 de Outubro, a entrega dos prémios Casa de Portugal em Macau, que distinguem os melhores alunos do ensino macaense na disciplina de língua portuguesa.

A Priberam associa-se este ano ao evento, através do seu distribuidor em Macau, TechED, oferecendo uma licença do pacote de ferramentas de revisão e auxílio à escrita FLiP 8, a cada um dos premiados.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Lusofonia é...

... deixar à reflexão o artigo “Entre o mel e o veneno: os perigos do doce encanto da língua portuguesa”, do antropólogo e historiador brasileiro Omar Thomaz Ribeiro, publicado no portal Buala.

No âmbito do projecto Terceira Metade, programação do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Omar Ribeiro aborda a questão da lusofonia no Brasil, em Moçambique e em Portugal:

«[...] Uma primeira questão de entrada se impõe: afinal, o que é a lusofonia? A pergunta é tanto mais interessante na medida em que percebemos que por trás desta vaga noção encontramos distintos significados e que seu impacto político, cultural e social é bastante diferenciado nos distintos países que assumem o português como idioma oficial. [...]»

«[...] De forma bastante geral, podemos dizer, sem medo, que no Brasil o debate em torno da lusofonia é nulo. [...]»

«[...] Já em Portugal a coisa é outra: à esquerda e à direita, a lusofonia surge como um objeto de disputa. [...]»

«[...] Se vamos para Moçambique, contudo, tudo muda de figura. [...]»






Priberam.pt
.