.
Entrar | Contactos | Dicionário | FLiP.pt | LegiX.pt | Blogue | Loja

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Agenda: Festival Literário de Macau



Começa já no próximo domingo, e decorre até dia 4 de Fevereiro, a primeira edição do festival literário de Macau, The Script Road / Rota das Letras.

O evento, que pretende celebrar literatura, arte, música e cinema, reúne escritores e artistas provenientes da China, Macau, Hong Kong e de países de língua oficial portuguesa, como Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique e Portugal, entre outros.

Mais informações sobre o programa podem ser encontradas aqui e aqui.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Priberam Machine Learning Lunch Seminars





Priberam Machine Learning Lunch Seminar
Speaker: Miguel Almeida (IST/UTL and Aalto University, Finland)
Venue: IST Alameda, Sala PA2 (Edifício de Pós-Graduação)
Date: Tuesday, January 24th, 2012
Time: 13:00
Lunch will be provided

Title: SSS: Separation of Synchronous Sources

Abstract:

The problem of separating synchronous sources (SSS) is a case of blind
source separation (BSS) where independence of the sources is not
satisfied. In SSS, the sources are assumed to be complex-valued, and
different sources are phase-locked, which means that the relative
phase lag between two sources is not uniform in [0,2*pi[. For this
reason, the typical independent component analysis (ICA) tools are
theoretically not applicable, and experiments show that they perform
poorly in this task. In the SSS model, we assume that the phase lag
between any two sources is constant. The only important assumption
regarding the amplitudes of the sources is linear independence,
although some nice results can be proven if the amplitudes are
statistically independent.

In this talk, I'll start by briefly discussing ICA, since it is
relatively familiar in the Machine Learning community. I will then
formulate the problem of SSS and detail the similarities and
differences to the ICA problem. Afterwards, I will present two
algorithms that were developed to tackle this problem, along with some
nice theoretical properties of those algorithms. We will visit some
very simple optimization problems and a little bit of complex algebra.
Nothing complicated, I promise!

I will finalize by presenting some simulated results, on 1) data which
exactly follows the SSS model, and 2) data which deviates from the SSS
model.

--

Bio: Miguel Almeida is currently a joint PhD student at IST-UTL, Portugal, and at Aalto University (AU), Finland (formerly Helsinki University of Technology), under joint supervision of Prof. José Bioucas-Dias (IST), Prof. Ricardo Vigário (AU), and Prof. Erkki Oja (AU). He started his doctoral project in 2008 and spent the first two years of his PhD at AU. He has been at IST since 2010, and plans to finish his degree in the first semester of 2012.
His PhD topic revolves around the SSS problem, and fits under the
general topic of Machine Learning. More specifically, this project
involves considerable amounts of Signal Processing and Optimization.
Miguel holds an MSc in Physics and Technology Engineering (IST, 2006)
and an advanced post-graduate degree in Biophysics (FC-UL, 2007).

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Priberam Machine Learning Lunch Seminars (3.ª série)


A terceira série de seminários sobre aprendizagem automática (machine learning), patrocinados pela Priberam, tem início no próximo dia 10 de Janeiro.

O principal objectivo destes seminários é possibilitar um espaço de divulgação e de debate entre a academia e a indústria nas áreas científicas em que operam (aprendizagem automática, processamento de língua natural, robótica, etc.). Para além de contrariar a ideia de que os percursos das universidades e das empresas não se cruzam, esta iniciativa pretende ainda estreitar laços entre os diferentes grupos de investigação.

Os seminários decorrem quinzenalmente à terça-feira, às 13h, no campus da Alameda do Instituto Superior Técnico (edifício de pós-graduação, sala PA2), são gratuitos e abertos a todos os que queiram participar (não é necessária inscrição). Mais informação, aqui.

Os interessados em assistir ou em fazer uma apresentação podem subscrever a lista de contactos enviando um email para seminarios-mlpb-request@freelists.org com “Subscribe” no campo 'Assunto' ou visitando a página da lista em http://www.freelists.org/list/seminarios-mlpb. A discussão relativa à organização dos seminários e calendário das apresentações terá lugar na lista. Todas as sugestões são bem-vindas!

Como nas edições anteriores, os seminários disponibilizam uma refeição grátis servida aos participantes.

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Números de 2011 (II) ou “O que terá acontecido ao amor?”

Ainda em balanços relativos a 2011, averiguou-se (sem recurso a votações...) quais as palavras mais consultadas no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa durante o ano passado. Os números, referentes ao período de 1 de Janeiro de 2011 a 31 de Dezembro de 2011, estão disponíveis nos gráficos abaixo.


Em mais de 220 milhões de consultas feitas ao longo do ano, verificou-se que a palavra mais consultada no Dicionário Priberam em 2011 foi nostalgia, com mais de 185 mil consultas. Será um reflexo da recente vaga de emigração (portuguesa e não só)? Ou será porque a UNESCO distinguiu o fado com o estatuto de património imaterial da humanidade?

A segunda palavra mais consultada foi amor, que alcançou o primeiro lugar em 2010, mas cujas buscas, no entanto, foram diminuindo ao longo deste ano. O que terá acontecido ao amor no segundo semestre de 2011?


Em terceiro lugar, surge a palavra escopo. O gráfico geral mostra ainda que o par mal / mau, frequentemente pronunciado no Brasil de modo semelhante, continua no topo das palavras mais consultadas no Dicionário Priberam.

Os números acima não mostram que no dia 21 de Setembro de 2011 foram feitas mais de 880 mil consultas, o maior número registado num só dia. Também não mostram que os erros ortográficos mais consistentemente pesquisados foram *excessão, *concerteza, *compania, *quizer e *buceta.

Números de 2011 (I)

Em 2011, o número de acessos aos sites da Priberam revela um aumento significativo relativamente ao ano anterior.

O site do FLiP (que inclui auxiliares de tradução, conjugador, corrector ortográfico e sintáctico, conversor para o Acordo Ortográfico, dúvidas linguísticas, gramática e vocabulário), regista uma subida discreta, com mais de 2,5 milhões de visitantes únicos e 4,9 milhões de visitas.

O aumento é sobretudo bem visível no site do Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, com mais de 25 milhões de visitantes únicos e 66 milhões de visitas (mais 6 milhões do que em 2010!).

A lista dos 10 países que mais contribuíram com visitantes inclui, por ordem decrescente, Brasil, Portugal, Estados Unidos da América, Espanha, França, Reino Unido, Alemanha, Angola, Itália e Moçambique. Mas também chegaram visitantes oriundos de zonas tão distintas como Cidade do Vaticano, Fiji, Serra Leoa, Vanuatu, Iémen, Lesoto, Papua Nova Guiné, Djibuti, Turquemenistão, São Pedro e Miquelão, Togo ou Laos.

Na proveniência por cidades, regista-se uma hegemonia brasileira, entremeada pelas cidades portuguesas de Lisboa e Porto: São Paulo, Rio de Janeiro, Lisboa, Belo Horizonte, Brasília, Porto, Salvador... e outras cidades brasileiras até à posição 20!

Por fim, e como as novas tecnologias permitem aceder ao Dicionário Priberam através de dispositivos móveis, os sistemas mais usados foram iOS (iPhone, iPad, iPod Touch), Android e SymbianOS.





Priberam.pt
.