.
Entrar | Contactos | Dicionário | FLiP.pt | LegiX.pt | Blogue | Loja

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

O FLiP tem estômago

O FLiP, pacote de ferramentas de revisão e auxílio à escrita em português da Priberam, tem estômago para erros. Até para os erros que se encontram nos anúncios que surgem na página do Dicionário Priberam:

(imagem captada em 31-10-2012)

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Priberam na World Publishing Expo 2012


De 29 a 31 de Outubro, a Priberam estará presente na World Publishing Expo 2012 (IFRA Expo & Conference), exposição anual de tecnologia promovida pela World Association of Newspapers and News Publishers. Trata-se da principal exposição na área da tecnologia direccionada para a publicação de notícias e conteúdos, sobretudo online e em dispositivos móveis, como smartphones e tablets

Neste evento, onde são esperados mais de 8000 visitantes de mais de 90 países, a Priberam apresenta produtos baseados no processamento computacional da língua. Entre eles, incluem-se ferramentas de correcção, verificadores de estilo, motores de classificação automática de notícias e extracção de informação a partir de texto, ferramentas de extracção de opinião, motores de busca, tecnologias de sumarização e aplicações personalizadas de notícias para dispositivos móveis. 

Mais informações aqui.

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Manuel António Pina (1943-2012)

Calou-se o poeta que precisava muito de solidão e para quem os gatos eram também família.



Calo-me

Calo-me quando escrevo
assim as palavras falam mais alto e mais baixo
Nada no poema é impossível e tudo é possível
mas não arranjo maneira de entrar no poema
e de sair de mim e por isso a minha voz é profunda e rouca
e por isso me calo ( e como me calarei?)
no entanto ninguém é tão falador como eu
nem há palavras que não cheguem para não dizer nada.

e vós também: não me faleis de nada ou falai-me
porque não sabeis o que dizeis

in Todas as palavras - poesia reunida (Lisboa, Assírio & Alvim, 2001)



quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Priberâmicos anónimos



Priberam: Grupo, este é o nosso novo membro, Marco.

Marco (via Twitter):

Priberam e restantes membros do grupo: Olá Marco!

Priberam: Estamos aqui reunidos porque, em maior ou menor grau, somos dependentes do Dicionário Priberam. Dependemos dele para esclarecer dúvidas de natureza ortográfica, etimológica, semântica ou sintáctica:


Priberam: Sabemos que esta dependência pode interferir com a forma como escrevemos e falamos, mas temos de aprender a viver com ela. Mesmo que às vezes possa parecer estranho:


Priberam: Terminamos esta sessão com a nossa habitual oração da serenidade:

Dicionários, concedei-nos a serenidade informativa necessária
para esclarecer as palavras e locuções que desconhecemos,
coragem para aprender aquelas que pudermos
e sabedoria para as usar devidamente.



sexta-feira, 12 de outubro de 2012

“Momento aha” da Priberam


O Merriam-Webster's Collegiate Dictionary, dicionário norte-americano de língua inglesa, revelou há algum tempo uma lista com os novos vocábulos incluídos no dicionário. Entre as inclusões mais recentes encontra-se a expressão nominal aha moment [= momento aha], que designa um momento de percepção, inspiração, descoberta ou compreensão súbita. A expressão é uma espécie de heureca moderna mas com menos impacto e tornou-se célebre graças à apresentadora Oprah Winfrey, que abaixo explica o seu significado:


Recentemente, e após o enésimo pedido para explicar o significado do nome Priberam, também nós tivemos o nosso “momento aha”: criámos o verbete Priberam no Dicionário Priberam! Pronto, é só isso.

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Investigador da Priberam recebe Prémio Científico IBM

André Martins, investigador da Priberam e do Instituto Superior Técnico, recebeu ontem o Prémio Científico IBM 2011, pelo trabalho de doutoramento desenvolvido na área da aprendizagem automática, ao abrigo do programa internacional Carnegie Mellon | Portugal, de que a Priberam é um dos parceiros industriais.



Sobre este trabalho, intitulado “Turbo Parsers: Analisadores Sintácticos Estatísticos Baseados em Relaxações Lineares”, André Martins explica: “investiguei técnicas de aprendizagem estatística para modelizar a estrutura e a ambiguidade que existe na linguagem natural, com ênfase na sintaxe. Isto pode servir para melhorar módulos que existem no sistema de pesquisa. É muito importante, quando se quer extrair informação a partir de texto, conseguir perceber como é que as várias palavras interagem entre si no texto, pelo que é importante utilizar este tipo de algoritmos estatísticos para detectar essa estrutura. Conseguir fazer isto é ir mais ao encontro das necessidades de pesquisa que os utilizadores têm”.





Priberamt
.