.
Entrar | Contactos | Dicionário | FLiP.pt | LegiX.pt | Blogue | Loja

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Agenda: “A Sociedade Civil no Plano de Ação de Brasília”



Realiza-se na próxima quinta-feira, dia 31, na Academia das Ciências de Lisboa, a conferência “A Sociedade Civil no Plano de Ação de Brasília”, que se irá debruçar sobre o ensino da língua portuguesa no mundo, sobre o papel da língua portuguesa na comunicação social e nas organizações internacionais e sobre a participação da sociedade civil na afirmação da língua portuguesa. 

Os temas em debate correspondem aos principais tópicos do “Plano de Ação de Brasília para a Promoção, a Difusão e a Projeção da Língua Portuguesa”, que pretende consolidar estratégias para a promoção e para a difusão a língua portuguesa no mundo sem descurar o papel da sociedade civil.

A participação no evento é gratuita, mediante inscrição prévia.

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Priberam Machine Learning Lunch Seminars (4.ª série)



Começou hoje a quarta temporada dos Priberam Machine Learning Seminars, um espaço que promove a divulgação e o debate entre a academia e a indústria em diversas áreas relacionadas com a aprendizagem automática (machine learning).  

Os seminários, patrocinados pela Priberam, decorrem quinzenalmente à terça-feira, das 13h às 14h, no campus da Alameda do Instituto Superior Técnico (edifício de pós-graduação, sala PA2). Estão abertos a todos os que queiram participar (não é necessária inscrição) e disponibilizam uma refeição grátis aos participantes. Mais informação (em inglês), aqui.

Os interessados em assistir ou em fazer uma apresentação podem subscrever a lista de contactos enviando um email para seminarios-mlpb-request@freelists.org com “Subscribe” no campo 'Assunto' ou visitando a página da lista em http://www.freelists.org/list/seminarios-mlpb. A discussão relativa à organização dos seminários e ao calendário das apresentações será feita através da lista. Todas as sugestões são bem-vindas!

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Números de 2012 (III)




Para finalizar os balanços de 2012 relativos ao Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, falta só referir o grande aumento de consultas provenientes de África

Com um aumento de 70% no número de visitas em relação ao ano anterior, Angola é o grande destaque. As palavras mais pesquisadas pelos visitantes angolanos no Dicionário Priberam foram inextricável, abichar e inefável

Moçambique triplicou o número de visitas e as palavras mais procuradas pelos visitantes moçambicanos foram aritmética, consistência e incorrer.

Cabo Verde duplicou o número de visitas e as palavras mais pesquisadas foram infortúnio, lambrim e salutar.

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Números de 2012 (II)


Após o balanço anterior, relativo ao número e proveniência de visita(nte)s aos sites da Priberam e do FLiP, é tempo de analisar as palavras que os consulentes do Dicionário Priberam da Língua Portuguesa mais pesquisaram em 2012.

Dependendo do lado do Atlântico em que se esteja, a palavra mais pesquisada foi poder (em Portugal) ou nostalgia (no Brasil; esta é aliás uma pesquisa reincidente, pois nostalgia foi a palavra mais consultada em 2011). No segundo lugar, Portugal e Brasil coincidem nas buscas por paradigma. No terceiro lugar volta a haver divisão, pois Portugal preferiu lusa (feminino de luso) e o Brasil preferiu cognoscente. A maior curiosidade deste Portugal versus Brasil parece ser o facto de amor (palavra mais consultada em 2010) ser a 8.ª palavra mais pesquisada no Brasil mas apenas a 20.ª em Portugal, logo depois de puta... Serão efeitos da crise?

Ao esmiuçar algumas das palavras mais consultadas mensalmente em 2012, verifica-se que as pesquisas reflectem sobretudo os acontecimentos mais recentes dos dois lados do Atlântico (para saber quais, basta clicar nas palavras com hiperligação abaixo). 

Assim, em Janeiro, os consulentes portugueses tiveram uma epifania (2.ª) e foram procurar o significado de maçonaria (5.ª). Em Fevereiro, foram apelidados de piegas (6.ª) e puseram-se a olhar para o céu (3.ª). Em Março, questionaram o paradigma (1.ª) da equidade (9.ª). Em Abril, todos se renderam à clinomania (1.ª), palavra do dia escolhida pela equipa de linguistas da Priberam. Em Maio e em Junho, andaram às voltas com a verborreia (3.ª) de alguém. Em Julho, chegou a curica (1.ª), do Brasil. Em Agosto, juntou-se-lhe o peculato (1.ª). Em Setembro, muitos resolveram aprovisionar (1.ª). Em Outubro, alguns preferiram mitigar (9.ª). Em Novembro, os consulentes brasileiros surpreenderam com foleco (1.ª) e fulecar (6.ª). E em Dezembro, aproximando-se o fim do ano, foi a vez de fazer contas com cômputo (1.ª).

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Números de 2012 (I)

A análise dos dados de acesso aos sites da Priberam1 e do FLiP2 relativos a 2012 não apresenta grandes alterações relativamente ao ano passado.

Quanto ao número de visitas e de visitantes, a principal diferença diz respeito ao aumento de acessos a partir de dispositivos móveis (smartphones e tablets), seja directamente aos sites, seja através das aplicações gratuitas disponibilizadas pela Priberam.

Quanto à proveniência, Brasil e Portugal mantêm a liderança por países e por cidades. Neste último caso, a principal novidade é o facto de Luanda, na posição n.º 64, quebrar a hegemonia luso-brasileira, sendo seguida depois por Macau (n.º 91) e Maputo (n.º 95).

Relativamente aos navegadores de Internet utilizados, o Chrome destronou pela primeira vez o Internet Explorer, que antecede o Firefox. Nos acessos por smartphones e tablets, o sistema operativo móvel mais utilizado foi o iOS, seguido de muito perto pelo Android e só depois pelo SymbianOS (Nokia), pelo Blackberry e pelo Windows Phone. Já nos acessos através das redes sociais, o Facebook ganhou claramente ao Blogger e ao Twitter no reencaminhamento de tráfego para o site da Priberam.

Por fim, e como curiosidade, a duração média das visitas ao site da Priberam foi de 4 minutos.






Priberam.pt
.