.
Entrar | Contactos | Dicionário | FLiP.pt | LegiX.pt | Blogue | Loja

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Agenda: Dia António Lobo Antunes



«Os amigos não morrem: andam por aí, entram por nós dentro quando menos se espera e então tudo muda: desarrumam o passado, desarrumam o presente, instalam-se com um sorriso num canto nosso e é como se nunca tivessem partido. É como, não: nunca partiram.»
Visão, 23 de Novembro de 2012 

As palavras acima são do escritor português António Lobo Antunes, a quem é dedicada a iniciativa Dia António Lobo Antunes, que se realiza no próximo domingo, dia 27, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

O evento, que é de entrada livre, irá reunir amigos e estudiosos da obra do autor. Mais informações sobre o programa, aqui.


quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Agenda: II Conferência Internacional sobre o Futuro da Língua Portuguesa no Sistema Mundial


A Priberam é um dos patrocinadores da II Conferência Internacional sobre o Futuro da Língua Portuguesa no Sistema Mundial, que se realiza na reitoria da Universidade de Lisboa, nos próximos dias 29 e 30 de Outubro.

Subordinado ao tema “Língua Portuguesa Global – Internacionalização, Ciência e Inovação”, o evento irá debruçar-se sobre a afirmação do português em organismos internacionais, na divulgação científica e na comunicação digital.

Trata-se de uma iniciativa do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal, em parceria com o Instituto Camões, a CPLP e algumas universidades portuguesas, que irá reunir académicos e responsáveis políticos para debater e avaliar a aplicação do plano aprovado na conferência anterior, realizada no Brasil em 2010.

Para mais informações, consultar o programa disponível aqui.

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Dicionários nos Cadernos de Lanzarote

Imagem retirada do filme José e Pilar (2010), de Miguel Gonçalves Mendes.

A propósito da celebração dos 15 anos da entrega do Prémio Nobel da Literatura a José Saramago, relembramos aqui duas passagens dos Cadernos de Lanzarote em que o autor fala sobre dicionários: 

“Não me lembro, desde que ando neste ofício, de ter dado tanto uso aos dicionários. E não é porque as dúvidas, agora, sejam mais frequentes ou mais incómodas que antes: o que sucede é que se vem tornando exigentíssima a necessidade de estar perto das minhas palavras.”
José Saramago, Cadernos de Lanzarote, Diário III, Lisboa: Círculo de Leitores, 1998, pp. 32-33. 


“É justa a alegria dos lexicólogos e dos editores quando, ao som dos tambores e das trombetas da publicidade, aparecem a anunciar-nos a entrada de uns quantos milhares de palavras novas nos seus dicionários. Com o andar do tempo, a língua foi perdendo e ganhando, tornou-se, em cada dia que passou, simultaneamente mais rica e mais pobre: as palavras velhas, cansadas, fora de uso, resistiram mal à agitação frenética das palavras recém-chegadas, e acabaram por cair numa espécie de limbo onde ficam à espera da morte definitiva ou, na melhor hipótese, do toque da varinha mágica de um erudito obsessivo ou de um curioso ocasional, que lhe darão ainda um lampejo breve de vida, um suplemento de precária existência, uma derradeira esperança. O dicionário, imagem ordenada do mundo, constrói-se e desenvolve-se sobre palavras que viveram uma vida plena, que depois envelheceram e definharam, primeiro geradas, depois geradoras, como o foram os homens e as mulheres que as fizeram e de que iriam ser, por sua vez, e ao mesmo tempo, senhores e servos.”
José Saramago, Cadernos de Lanzarote, Diário V, 4.ª ed., Lisboa: Caminho, 1998, p. 35.

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Agenda: “Língua Portuguesa, Sociedade Civil e CPLP”



Realiza-se no próximo dia 11 de Outubro, na Universidade do Algarve, a conferência “Língua Portuguesa, Sociedade Civil e CPLP”. 

O evento, organizado pela Comissão Temática de Promoção e Difusão da Língua Portuguesa da CPLP, propõe-se discutir o papel das sociedades civis na promoção, divulgação e projecção da língua portuguesa.

Para mais informações, consultar o programa disponível aqui.





Priberamt
.