.
Entrar | Contactos | Dicionário | FLiP.pt | LegiX.pt | Blogue | Loja

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

FLiP 9 Brasil


A versão do pacote de correctores e dicionários da Priberam desenvolvida especificamente para o mercado brasileiro já está disponível para download na loja online.

O FLiP 9 Brasil reúne um conjunto de ferramentas que facilitam a escrita e a revisão de texto e que incluem correctores ortográficos, sintácticos e estilísticos (para português do Brasil e espanhol), conversor de texto para o Acordo Ortográfico, nove dicionários temáticos, auxiliares de tradução (de ou para português, espanhol, francês ou inglês), um dicionário de sinónimos e antónimos, um hifenizador para efeitos de translineação, um conjugador de verbos e o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa sem ligação à Internet.

Das principais características e funcionalidades, descritas na página do produto, destacam-se a compatibilidade com o Windows 8 e o Microsoft Office 2013 / 365, o Dicionário Priberam, bem como a possibilidade de seleccionar a grafia anterior ou posterior ao novo Acordo Ortográfico.

Para assinalar o lançamento do FLiP 9 Brasil, TODOS os produtos da gama FLiP podem ser adquiridos com 30% de desconto na loja da Priberam, até dia 13 de Fevereiro, com o código FLIPBRASIL no “Checkout”.

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Números e palavras de 2013

A compilação dos dados anuais de acesso ao Dicionário Priberam da Língua Portuguesa implica a análise de muitos números, pelo que, este ano, recorremos a infografias para facilitar a apresentação.

Durante o ano de 2013, o Dicionário Priberam recebeu mais de 62 milhões de visitas que, com o tempo médio de mais de 4 minutos de permanência no site, perfizeram o equivalente a mais de... 491 anos! Ao todo foram visualizadas 200 milhões de páginas. Estes números não incluem os acessos a partir das aplicações do dicionário para Android, iOS e Windows Phone. Os acessos a partir da aplicação para Android registaram um aumento de 380% face a 2012. Apesar dos aumentos registados na utilização das aplicações, as consultas ao site do dicionário continuam a representar cerca de 80% dos acessos.


Tal como já tinha acontecido em 2012, a palavra mais pesquisada pelos portugueses foi poder. Em 2.º lugar ficou a palavra ser e em 3.º resiliência. Já no Brasil, a palavra mais consultada foi atemporal, tendo o amor subido para a 3.ª posição (em 2012, ocupava a 8.ª posição). À semelhança de anos anteriores, o maior número de acessos foi feito a partir de Brasil e Portugal. O número de visitantes a partir de Angola e Moçambique duplicou face a 2012. Em Portugal registou um aumento de 20%.


Estes são os erros mais frequentes na consulta do Dicionário Priberam, que muitas vezes é usado apenas para saber como se escreve uma palavra da qual até se conhece o significado. Sempre que possível, são apresentadas sugestões de correcção para as sequências digitadas não reconhecidas. As listas de erros mais frequentes, que variam de país para país, são usadas para melhorar os correctores da Priberam. 


Todos os dias é seleccionada uma palavra que surge destacada na página do Dicionário Priberam, sendo também publicitada diariamente no Facebook e no Twitter. A escolha da palavra do dia, que já tem motivado vários comentários e perguntas relativamente aos critérios seguidos, é da responsabilidade da equipa de linguistas da Priberam e recai, geralmente, sobre palavras raras, curiosas ou pouco consultadas, às quais se procura dar algum destaque, nem que seja por um dia. As cinco palavras acima foram as mais visualizadas das 365 palavras do dia de 2013.


Apesar de alguns palavrões se encontrarem todos os anos entre as palavras mais consultadas, ficam aqui, como curiosidade, apenas os três mais pesquisados, devidamente disfarçados para não ferir susceptibilidades.


As pesquisas no Dicionário Priberam chegam em maior número de Portugal e do Brasil, mas há outras proveniências, algumas das quais destacadas acima. A lista completa das principais pesquisas inclui quase uma centena de países a partir dos quais o Dicionário Priberam foi consultado em 2013. 







Priberamt
.