.
Entrar | Contactos | Dicionário | FLiP.pt | LegiX.pt | Blogue | Loja

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

FLiP 10


A Priberam comemora 20 anos de FLiP, acrónimo de “Ferramentas para a Língua Portuguesa”, com o lançamento do FLiP 10

Nestes 20 anos, a gama FLiP tem vindo a crescer – hoje é constituída por um vasto conjunto de produtos, disponíveis para várias plataformas (Windows, Mac) e aplicações (Office, OpenOffice, LibreOffice, InDesign, Milenium, etc.), tanto para o português europeu como para o português do Brasil – e tem reforçado a sua posição enquanto referência em termos de correcção ortográfica e sintáctica da língua portuguesa.

O FLiP 10 é um conjunto de ferramentas linguísticas de auxílio à escrita em língua portuguesa que inclui correctores sintácticos e estilísticos, correctores ortográficos (com opção de utilização da grafia segundo o Acordo Ortográfico de 1990), conversores para o Acordo Ortográfico de 1990, nove dicionários temáticos, hifenizadores, dicionários de sinónimos, conjugadores de verbos para o português europeu e para o português do Brasil e uma nova edição do Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. O FLiP 10 inclui ainda auxiliares de tradução e um editor de texto, bem como correctores ortográficos para francês e italiano e um corrector sintáctico e estilístico para espanhol.

Compatível com o Windows 10, com o Office 2016 e com as versões mais recentes de aplicações da Adobe (como é o caso do InCopy e do InDesign), o FLiP 10 é a primeira versão do programa disponível para compra apenas por download, sendo disponibilizados suportes físicos (CD) somente para Angola e Moçambique.

Esta versão tem igualmente uma edição específica para o mercado brasileiro (FLiP 10 Brasil), onde, pela primeira vez, a Priberam irá permitir o pagamento do programa através de “Boleto Bancário”, um dos mais populares métodos de pagamento utilizados no Brasil.

O FLiP 10 pode ser obtido a partir de www.priberam.pt/store/loja.aspx. O seu preço é de €59,99. O preço para actualização a partir das versões 7, 8 e 9 é de €39,99.

Para mais informações, consulte www.flip.pt

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Agenda: FOLIO - Festival Literário Internacional de Óbidos



De 15 a 26 de Outubro, realiza-se a primeira edição do FOLIO – Festival Literário Internacional de Óbidos.

Óbidos, conhecida como a vila do chocolate, pretende assim consolidar também a designação de vila literária. O festival, de vocação lusófona, inspira-se na Festa Literária Internacional de Paraty, a FLIP (não confundir com o FLiP, pacote de ferramentas de auxílio à escrita em português :) ), e reúne perto de 200 autores, portugueses e estrangeiros. 

Debates, apresentações de livros, sessões de autógrafos, workshops para grupos escolares e sessões de leitura fazem parte da programação, bem como exposições, tertúlias, concertos, cinema, teatro e aulas abertas ao público. Por exemplo, no dia 18 de Outubro, os escritores José Eduardo Agualusa e Mia Couto dão uma aula sobre literatura africana e, no dia 22, Gonçalo M. Tavares dá uma aula sobre a cegueira na literatura e nas artes, partindo da obra Ensaio sobre a Cegueira, de José Saramago.


Os bilhetes para os eventos pagos – aulas, concertos, teatro ou conversas, como a do escritor brasileiro Luís Fernando Veríssimo com o humorista português Ricardo Araújo Pereira, no dia 24 – já podem ser adquiridos online.

Mais informação sobre a programação aqui ou aqui.






Priberamt
.