.
Entrar | Contactos | Dicionário | FLiP.pt | LegiX.pt | Blogue | Loja

terça-feira, 19 de abril de 2016

Agenda: Língua Portuguesa

No ano em que comemora o 20.º aniversário, a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) organiza o seminário “Português, língua de cultura”, que decorre em Lisboa, já no próximo dia 21. 

O evento contará com a participação de autores de países-membros da CPLP em debates sobre língua, literatura, música e audiovisual. Mais informações sobre o programa, aqui.


Também no próximo dia 21 tem início a 25.ª edição dos Colóquios da Lusofonia, que decorre até dia 25, em Montalegre. 

O encontro reúne académicos e escritores, é de entrada livre e irá debruçar-se sobre temas relacionados com lusofonia, língua portuguesa, tradução e açorianidade.


Por fim, e até final do mês, os interessados em participar podem inscrever-se na 3.ª edição do Festival Guiões, evento dedicado à escrita para cinema e audiovisual em língua portuguesa. Mais informações sobre o festival podem ser encontradas aqui ou aqui.

sexta-feira, 8 de abril de 2016

7.º aniversário da “Palavra do dia”

«As palavras têm moda. Quando acaba a moda para umas começa a moda para outras. As que se vão embora voltam depois. Voltam sempre, e mudadas de cada vez. De cada vez mais viajadas.»
José de Almada Negreiros in A Invenção do Dia Claro, 1921.

Relembramos as palavras do escritor Almada Negreiros (1893-1970) no aniversário da “Palavra do dia” do Dicionário Priberam, iniciativa que há sete anos coloca na moda, nem que seja por um dia, palavras raras, curiosas ou pouco consultadas. As palavras do dia da Priberam são escolhidas pela equipa de linguistas e divulgadas diariamente na página do dicionário, no Facebook e no Twitter da Priberam. Algumas das reacções que provocam podem ser vistas aqui no Facebook ou aqui no Twitter.







Priberamt
.