Cerca de metade das quase 7000 línguas do mundo podem desaparecer dentro de 100 anos, lê-se no “Endangered Languages Project”, um site que se propõe compilar e distribuir informação actualizada sobre as línguas em risco de extinção.
O Google acaba de lançar este projecto online em parceria com várias entidades que se dedicam ao estudo e à recolha de material (como artigos de investigação, manuscritos, amostras de texto, áudio ou vídeo) de línguas ameaçadas de extinção:
Nos últimos anos, a preocupação com o desaparecimento das línguas tem vindo a crescer. Em 2008, por exemplo, investigadores do projecto "Enduring Voices", criado pela National Geographic com igual intuito de documentar as línguas menos faladas ou ameaçadas de extinção, descobriram o koro, língua falada por uma tribo de uma região remota da Índia.
Projectos desta natureza, que armazenam e disponibilizam ao grande público material linguístico de difícil acesso, são um passo importante no esforço para proteger a diversidade linguística do mundo, sobretudo quando se tem em conta que quase 80% da população mundial fala apenas 1% das línguas existentes.