.
Entrar | Contactos | Dicionário | FLiP.pt | LegiX.pt | Blogue | Loja

segunda-feira, 10 de junho de 2024

500.º aniversário de Luís de Camões

 

Luís de Camões, Rimas, Lisboa: Livraria Almedina, 1994

Este ano celebra-se o quingentésimo aniversário do nascimento do poeta português Luís de Camões (1524-1580), autor do soneto acima. Nele, o eu poético amaldiçoa o dia em que nasceu, pois "que este dia deitou ao Mundo a vida / Mais desgraçada que jamais se viu!".  Cremos, no entanto, que o dia em que Camões nasceu foi uma data afortunada para a língua e para a literatura portuguesas. 

Passaram 500 anos do seu nascimento, mas o poeta do infortúnio, do amor, do desconcerto do mundo ou d’Os Lusíadas não foi esquecido. O engenho e a arte da poesia camoniana não definharam com o passar do tempo e, neste meio milénio, Camões tornou-se símbolo de Portugal, instituto cultural, sinónimo de língua portuguesa, figura popular (quem  nunca mandou alguém chatear o Camões?) e até hashtag (como #aguentacamões, #choracamões, #chupacamões ou #ripcamões, para assinalar erros de português nas redes sociais). 

As comemorações camonianas irão decorrer até 2026. Hoje é dia de Camões, vamos chateá-lo!


segunda-feira, 8 de abril de 2024

15.º aniversário da “Palavra do dia”

«Colega, passe-me o quebra-palavras:
encontrei uma que deve ter qualquer coisa lá dentro.»
Alexandre O’Neill, “O Lanterna Vermelha”, Poesia Completa & Dispersos, Lisboa: Assírio & Alvim, 2022.


Evidenciando a sua capacidade de “quebra-palavras”, utensílio que permite chegar ao significado que as palavras têm dentro, como refere o poeta português Alexandre O’Neill (1924-1986), o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa celebra hoje o 15.º aniversário da sua palavra do dia. Há quinze anos que o Dicionário Priberam destaca todos os dias um termo maioritariamente raro, curioso, pouco usado ou caído no esquecimento, como alguns dos que foram partilhados neste último ano:

A partilha da palavra do dia acontece na página online do Priberam e nas suas redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram e Bluesky), sendo também divulgada nos programas radiofónicos “Primeiro Plano” (de segunda a sexta-feira, das 07h00 às 09h00), da Rádio Morabeza, e “Quinta Avenida” (quinta-feira, das 22h à meia-noite), da Rádio Voz de Alenquer.

segunda-feira, 1 de abril de 2024

15.º aniversário do Dicionário Priberam


Hoje celebra-se mais um aniversário do Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. Neste 15.º ano de vida, o Dicionário Priberam incorporou mais de 8400 novos verbetes, 9500 novas acepções, 16700 sinónimos e 23600 etimologias. Podia ser lampana, pois hoje celebra-se igualmente o dia das mentiras, mas não é: o Priberam também tirou centenas fotografias, incorporando mais de 600 novas imagens nas suas definições ilustradas. 

A propósito de imagens, o retrato de parte deste ano de vida pode ser visto através do balanço feito pelo site O Ano em Palavras, que apresenta algumas das pesquisas ao longo de 2023 no Dicionário Priberam, associadas a conteúdo dos repórteres fotográficos e dos jornalistas da agência de notícias Lusa, que dão contexto a cada uma das palavras.


quinta-feira, 8 de fevereiro de 2024

Priberam Machine Learning Lunch Seminars (15.ª série)


O seminário “Few-shot learning with transformers via graph embeddings for molecular property discovery”, de Luís Torres, dá início a mais uma série de seminários de aprendizagem automática organizados pelos Priberam Labs

A 15.ª temporada tem início no próximo dia 27, mantendo a frequência quinzenal no campus da Alameda do Instituto Superior Técnico.

Os interessados podem inscrever-se aqui.






Priberamt
.