Alguns jornalistas britânicos e norte-americanos difundiram o acrónimo PIGS (Portugal, Itália, Grécia e Espanha) para designar o conjunto de países que vivem os mesmos problemas económico-financeiros: desequilíbrio nas contas públicas e elevada taxa de desemprego.
Porém, constata-se que este acrónimo está desactualizado de acordo com as decisões do Conselho publicadas no Jornal Oficial da União Europeia de 21-Mai-2010 e que os PIGS têm primos! Áustria, Bélgica, República Checa, Alemanha, Irlanda, Países Baixos, Eslovénia e Eslováquia juntaram-se à lista. Em abono da verdade, estes laços de parentesco globalizaram-se e o que ninguém diz ou não quer dizer é que têm raízes noutros continentes…
Invente-se, pois, outro acrónimo! Assim de repente, GEREBIPAPAIS, formado a partir da letra inicial de cada um dos países, não será um acrónimo tão espirituoso nem tão depreciativo quanto PIGS (porcos em inglês), mas pelo menos adequa-se mais à estrutura silábica da língua portuguesa. Alguém tem outras sugestões?
terça-feira, 25 de maio de 2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Outras sugestões? Arranjam-se já...
ResponderEliminarP I G S I N S P A C E? Ok, não dá…
Então… FEIOS, PORCOS E MAUS? Também não!?
Então, PEPSIBEIRAGA, já que não pode ser Coca-Cola…