.
Entrar | Contactos | Dicionário | FLiP.pt | LegiX.pt | Blogue | Loja

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Últimas sobre o Acordo Ortográfico #2

“Nem grande entusiasmo, nem grande rejeição” – é este o balanço que o jornal Público faz dos primeiros três meses de aplicação do novo Acordo Ortográfico (AO) no ensino oficial em Portugal.

Segundo o artigo publicado no passado dia 17 de Dezembro, apesar de, no geral, o clima de aceitação do AO nas escolas portuguesas ser morno, havendo aceitação e discordância q.b., persistem confusões. Uma delas é esta:

«Algumas bases são extremamente subjectivas”, diz [Edviges Ferreira, presidente da Associação de Professores de Português]. “Sobretudo no que diz respeito ao uso do ‘p’ e do ‘c’, em que, em muitos casos, a pessoa pode escrever conforme lhe apetecer. Se disser Egito escreve sem ‘p’, mas se disser Egipto escreve com ‘p’.
Mas depois o acordo contradiz-se.” E como faz para resolver essas contradições quando está a dar formação? “Explico isso, e aconselho os colegas a ensinar os meninos a escrever como dizem. Nesse caso, o professor não os pode penalizar”.»

Curiosamente, e como já aqui se explicou, a palavra Egito surge no texto legal do AO como um exemplo claro em que a consoante “p” não se pronuncia, pelo que não se trata de um caso de dupla grafia.

Outra confusão é a que diz respeito ao hífen de cor-de-rosa:

«Também Ana Soares diz que as dificuldades que têm surgido resultam de regras cuja lógica nem sempre é perceptível – por exemplo, o hífen, que deixa de existir em cor-de-rosa, mas não em cor-de-laranja [sic]. Curiosamente, é o mesmo exemplo que Fátima Gomes utiliza para lamentar que a questão da hifenização “tenha muitas excepções, e depois excepções dentro das excepções.”»

Contrariamente ao que é dito acima, à luz do novo AO, cor-de-rosa mantém o hífen mas cor-de-laranja perde-o (ver ponto 6.º da Base XV). Esta não é, porém, uma inovação do AO, pois tal incongruência – a escrita de cor-de-rosa com hífen mas de cor de laranja sem hífen – já acontecia na norma anterior (ver alínea b da Base XXVIII do Acordo Ortográfico de 1945 e Tratado de Ortografia da Língua Portuguesa, Coimbra, Atlântida, 1947, p. 202, n.º 2 e p. 243, n.º 4).

Aguarda-se que a publicação do Vocabulário Ortográfico Comum (previsto no art. 2.º do AO), recentemente anunciado para 2014, esclareça de vez estas e outras confusões.

Entretanto, com ou sem confusões, a adopção efectiva do AO na Assembleia da República e em todos os serviços, organismos e entidades dependentes do Governo, bem como no Diário da República, entra em vigor já a partir de 1 de Janeiro de 2012.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Mania de perseguição

A julgar pelo seguinte excerto do jornal online The Telegraph, mais um portuguesismo emigrou para terras anglófonas:


«Perhaps the persecution complex is a phenomenon peculiar to Portuguese managers.

Jose Mourinho, by his perception of enemies in everybody from Pep Guardiola to the Barcelona groundsman, elevates
mania de perseguicao [sic] to the realms of theatrical art.

But Andre Villas-Boas appears to have learned the same repertoire from his mentor.»


Depois de saudade e de desenrascanço, é a vez de a expressão mania de perseguição (ou mania da perseguição) ganhar destaque além-fronteiras. Segundo o referido jornal, trata-se de um fenómeno próprio dos treinadores portugueses...

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

LxMLS 2011 – vídeos


Já estão disponíveis no site TechTalks.TV os vídeos das palestras da primeira edição da "Lisbon Machine Learning School" (LxMLS), que contou com o patrocínio da Priberam e que decorreu no Instituto Superior Técnico, de 20 a 25 de Julho de 2011.

A LxMLS é uma escola internacional de Verão que inclui aulas, laboratórios e palestras sobre aprendizagem automática (“machine learning”). A escola destina-se a estudantes, investigadores e profissionais das áreas de linguística computacional e de aprendizagem automática.

Subordinada ao tema “Learning for the Web”, a LxMLS 2011 contou com mais de uma centena de participantes. A próxima edição está já em preparação. Mais informação, aqui.





Priberamt
.