.
Entrar | Contactos | Dicionário | FLiP.pt | LegiX.pt | Blogue | Loja

sexta-feira, 10 de julho de 2015

Enigma de sexta-feira

Os consulentes mais atentos do Dicionário Priberam da Língua Portuguesa (DPLP) sabem que algumas palavras do dicionário são ilustradas com fotografias (ex.: almadia, barrosão, capulana, jambo, limpa-garrafas, mirabe, quinoa, radiobaliza, vidrão, zootrópio...). O recurso a imagens ilustrativas não pretende sobrepor-se à definição lexicográfica, mas antes complementá-la e contribuir para uma identificação mais imediata do que está a ser definido. Presentemente, o DPLP contém mais de 2100 fotografias. 

O parágrafo acima serve de introdução à seguinte pergunta: como é que se justifica que a pesquisa pela palavra “Priberam”, na pesquisa por imagens do Google, retorne várias fotografias relativas à empresa Priberam, mas apenas uma única fotografia das que estão presentes nos verbetes do DPLP? E que essa única fotografia seja, hum..., esta?

Quem souber a resposta, faça o favor de nos elucidar. :)

2 comentários:

  1. Também existe esta:
    https://www.google.pt/search?q=priberam&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0CAcQ_AUoAWoVChMItufVwqfpxgIVx1OICh3XJQJr&biw=1920&bih=881#imgrc=sxiKl3BhhsjOJM%3A

    [As outras não são suficientemente relevantes para esta expressão de busca e número de resultados devolvidos.

    Mas estão aqui:
    https://www.google.pt/search?q=priberam&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0CAcQ_AUoAWoVChMItufVwqfpxgIVx1OICh3XJQJr&biw=1920&bih=881#tbm=isch&q=site:priberam.pt+%22dlpo%2Fimages%2Fdplp%22
    ]

    ResponderEliminar
  2. Olá,

    Será para remeter o consulente para o verbete "escatologia"? : P

    Mas lá está, como muito bem indica o(a) comentador(a) que me antecede, os resultados dessa pesquisa também incluem a imagem -- muito mais... respeitável -- relativa ao verbete "dicionário".

    O que é estranho é que a acepção que o Google associa à palavra em causa diga "1. [Calão] [Tabuísmo] Excremento humano ou de outros animais." quando presentemente o dicionário apresenta "1. [Calão] Excremento humano ou de outros animais. ("merda", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/merda [consultado em 08-08-2015]). Mas note-se que concordo com a simplificação da informação diastrática.

    Votos de continuação de um bom trabalho!

    ResponderEliminar






Priberamt
.