No passado dia 25 a Priberam celebrou o seu 28.º aniversário.
Em mais um ano de trabalho, começamos por destacar actividades desenvolvidas nas áreas da aprendizagem automática e do processamento da linguagem natural.
No âmbito do projecto europeu
SUMMA, a Priberam participou em
conferências e
eventos de divulgação desta plataforma de monitorização multilingue de média, demonstrando protótipos com a sua tecnologia, nomeadamente nas áreas de
clustering e sumarização de notícias, colaborando com entidades espanholas como
El País, RTVE ou Cadena SER.
No âmbito do fundo de inovação da Google,
Digital News Initiative (DNI), a Priberam estabeleceu uma
parceria com a Cadena SER para monitorização de conteúdo de rádio em espanhol na Internet, com atribuição de etiquetas a áudios transcritos para permitir a sua descoberta, exploração e partilha nos motores de busca e nas redes sociais. Mais recentemente, a DNI atribuiu financiamento a
três novos projectos para média que irão incorporar soluções que a Priberam vem desenvolvendo e comercializando: dois em Portugal – um em parceria com o jornal
Público (com desenvolvimento de uma componente de escrita automática de texto a partir de dados), outro em parceria com a Visapress (com desenvolvimento de um protótipo de plataforma de gestão de conteúdos de imprensa em língua portuguesa) – e um na Alemanha, em parceria com a Deutsche Welle (com incorporação de tecnologia Priberam para facilitar e melhorar a produção de notícias multilingues).
Ainda no âmbito dos média, e depois do Público, o sistema de recomendação personalizada de notícias da Priberam passou a estar disponível também nos sites do Expresso e do Correio da Manhã.
Na área da saúde, a Priberam iniciou, com a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e o Centro Hospitalar de São João, o projecto SAPD (Sistema de Aprendizagem Automática de Problemas e Particularidades do Doente), integrado no projecto Digital Patient (N2020), para desenvolver um sistema de detecção automática do historial de antecedentes do doente a partir do processamento inteligente das suas notas clínicas.
A Priberam disponibilizou o
plug-in do FLiP no directório oficial do WordPress, a mais popular plataforma de gestão de conteúdos do mundo. O FLiP é o pacote de ferramentas linguísticas de auxílio à escrita em língua portuguesa da Priberam e, em Portugal, o seu
plug-in já é utilizados por
sites como eco.pt, delas.pt, noticiasmagazine.pt, voltaaomundo.pt, evasoes.pt, motor24.pt, jornaldofundao.pt, buzzmedia.pt, pcguia.pt e observalinguaportuguesa.org, entre outros.
Parabéns à Priberam e a todos aqueles que, mediante a utilização dos nossos produtos e serviços, parcerias ou acompanhamento das nossas actividades, contribuíram para o nosso desempenho em mais um ano de trabalho.