.
Entrar | Contactos | Dicionário | FLiP.pt | LegiX.pt | Blogue | Loja

quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Aniversário Priberam: 28 anos



No passado dia 25 a Priberam celebrou o seu 28.º aniversário. 

Em mais um ano de trabalho, começamos por destacar actividades desenvolvidas nas áreas da aprendizagem automática e do processamento da linguagem natural. 

Como já vem sendo hábito, a Priberam patrocinou a 7.ª edição da escola de Verão Lisbon Machine Learning School e organizou a 8.ª temporada dos Priberam Machine Learning Seminars

No âmbito do projecto europeu SUMMA, a Priberam participou em conferências e eventos de divulgação desta plataforma de monitorização multilingue de média, demonstrando protótipos com a sua tecnologia, nomeadamente nas áreas de clustering e sumarização de notícias, colaborando com entidades espanholas como El País, RTVE ou Cadena SER. 

No âmbito do fundo de inovação da Google, Digital News Initiative (DNI), a Priberam estabeleceu uma parceria com a Cadena SER para monitorização de conteúdo de rádio em espanhol na Internet, com atribuição de etiquetas a áudios transcritos para permitir a sua descoberta, exploração e partilha nos motores de busca e nas redes sociais. Mais recentemente, a DNI atribuiu financiamento a três novos projectos para média que irão incorporar soluções que a Priberam vem desenvolvendo e comercializando: dois em Portugal – um em parceria com o jornal Público (com desenvolvimento de uma componente de escrita automática de texto a partir de dados), outro em parceria com a Visapress (com desenvolvimento de um protótipo de plataforma de gestão de conteúdos de imprensa em língua portuguesa) – e um na Alemanha, em parceria com a Deutsche Welle (com incorporação de tecnologia Priberam para facilitar e melhorar a produção de notícias multilingues).

Ainda no âmbito dos média, e depois do Público, o sistema de recomendação personalizada de notícias da Priberam passou a estar disponível também nos sites do Expresso e do Correio da Manhã.

Na área da saúde, a Priberam iniciou, com a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e o Centro Hospitalar de São João, o projecto SAPD (Sistema de Aprendizagem Automática de Problemas e Particularidades do Doente), integrado no projecto Digital Patient (N2020), para desenvolver um sistema de detecção automática do historial de antecedentes do doente a partir do processamento inteligente das suas notas clínicas.

A Priberam disponibilizou o plug-in do FLiP no directório oficial do WordPress, a mais popular plataforma de gestão de conteúdos do mundo. O FLiP é o pacote de ferramentas linguísticas de auxílio à escrita em língua portuguesa da Priberam e, em Portugal, o seu plug-in já é utilizados por sites como eco.pt, delas.pt, noticiasmagazine.pt, voltaaomundo.pt, evasoes.pt, motor24.pt, jornaldofundao.pt, buzzmedia.pt, pcguia.pt e observalinguaportuguesa.org, entre outros.

Por fim, o destaque vai também para o trabalho levado a cabo no sistema de bases de dados jurídicas LegiX, no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, bem como nos serviços de consultadoria, formação e apoio técnico

Parabéns à Priberam e a todos aqueles que, mediante a utilização dos nossos produtos e serviços, parcerias ou acompanhamento das nossas actividades, contribuíram para o nosso desempenho em mais um ano de trabalho.

Sem comentários:

Enviar um comentário






Priberamt
.