A análise dos dados de acesso aos sites da Priberam1 e do FLiP2 relativos a 2012 não apresenta grandes alterações relativamente ao ano passado.
Quanto ao número de visitas e de visitantes, a principal diferença diz respeito ao aumento de acessos a partir de dispositivos móveis (smartphones e tablets), seja directamente aos sites, seja através das aplicações gratuitas disponibilizadas pela Priberam.
Quanto à proveniência, Brasil e Portugal mantêm a liderança por países e por cidades. Neste último caso, a principal novidade é o facto de Luanda, na posição n.º 64, quebrar a hegemonia luso-brasileira, sendo seguida depois por Macau (n.º 91) e Maputo (n.º 95).
Relativamente aos navegadores de Internet utilizados, o Chrome destronou pela primeira vez o Internet Explorer, que antecede o Firefox. Nos acessos por smartphones e tablets, o sistema operativo móvel mais utilizado foi o iOS, seguido de muito perto pelo Android e só depois pelo SymbianOS (Nokia), pelo Blackberry e pelo Windows Phone. Já nos acessos através das redes sociais, o Facebook ganhou claramente ao Blogger e ao Twitter no reencaminhamento de tráfego para o site da Priberam.
Por fim, e como curiosidade, a duração média das visitas ao site da Priberam foi de 4 minutos.
1 Inclui o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa.
Sem comentários:
Enviar um comentário