.
Entrar | Contactos | Dicionário | FLiP.pt | LegiX.pt | Blogue | Loja

quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Agenda: Dias do Desassossego 2017


Tem início hoje, dia 16 (data do nascimento de José Saramago), e decorre até dia 30 deste mês (data da morte de Fernando Pessoa), mais uma edição dos Dias do Desassossego

O evento que celebra o desassossego dos dois escritores portugueses é organizado pela Fundação José Saramago e pela Casa Fernando Pessoa, que, durante duas semanas, animam Lisboa com leituras, mesas-redondas, passeios literários, teatro, concertos, oficinas para crianças e arte urbana.

O programa completo pode ser consultado aqui.

quarta-feira, 15 de novembro de 2017

Comemoração dos 20 anos da Língua Gestual Portuguesa


(Priberam escrito no alfabeto manual)

A Língua Gestual Portuguesa (LGP) faz hoje 20 anos!

A LGP nasceu na primeira escola de surdos, na Casa Pia de Lisboa, no final do século XIX, mas só em 1997 a LGP passou a ser uma das línguas oficiais de Portugal, juntamente com a Língua Portuguesa e o Mirandês.

De acordo com a alínea h) do n.º 2 do artigo 74.º da Constituição da República Portuguesa, "[n]a realização da política de ensino incumbe ao Estado [...] proteger e valorizar a língua gestual portuguesa, enquanto expressão cultural e instrumento de acesso à educação e da igualdade de oportunidades".

Mais informação aqui.

quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Agenda: FOLIO 2017



Começou hoje, e decorre até ao próximo dia 29, o Festival Literário Internacional de Óbidos (FOLIO).

Dedicado este ano ao tema da revolução, o FOLIO 2017 inclui conferências, mesas-redondas, conversas com autores, apresentação de livros, cinema, concertos e exposições.

O programa está disponível aqui (por dias) ou aqui (completo).

domingo, 15 de outubro de 2017

Agustina Bessa-Luís



«[...] Mas eu própria já disse que não me levo muito a sério. É a melhor maneira de viver. Aquele que se leva a sério está sempre numa situação de inferioridade perante a vida.
[...]
A vida humana não tem que ver com esta divisão do tempo. Vive-se todos os tempos ao mesmo tempo.
[...]
É a dor que define a nossa vida?
Sim. E a maneira como se vive, como se aceita, como se evita e sobretudo como se transcende a dor.»


As palavras acima pertencem à escritora portuguesa Agustina Bessa-Luís, cujo 95.º aniversário se celebra hoje e cuja obra está a ser reeditada pela editora Relógio d'Água.

quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Aniversário Priberam: 28 anos



No passado dia 25 a Priberam celebrou o seu 28.º aniversário. 

Em mais um ano de trabalho, começamos por destacar actividades desenvolvidas nas áreas da aprendizagem automática e do processamento da linguagem natural. 

Como já vem sendo hábito, a Priberam patrocinou a 7.ª edição da escola de Verão Lisbon Machine Learning School e organizou a 8.ª temporada dos Priberam Machine Learning Seminars

No âmbito do projecto europeu SUMMA, a Priberam participou em conferências e eventos de divulgação desta plataforma de monitorização multilingue de média, demonstrando protótipos com a sua tecnologia, nomeadamente nas áreas de clustering e sumarização de notícias, colaborando com entidades espanholas como El País, RTVE ou Cadena SER. 

No âmbito do fundo de inovação da Google, Digital News Initiative (DNI), a Priberam estabeleceu uma parceria com a Cadena SER para monitorização de conteúdo de rádio em espanhol na Internet, com atribuição de etiquetas a áudios transcritos para permitir a sua descoberta, exploração e partilha nos motores de busca e nas redes sociais. Mais recentemente, a DNI atribuiu financiamento a três novos projectos para média que irão incorporar soluções que a Priberam vem desenvolvendo e comercializando: dois em Portugal – um em parceria com o jornal Público (com desenvolvimento de uma componente de escrita automática de texto a partir de dados), outro em parceria com a Visapress (com desenvolvimento de um protótipo de plataforma de gestão de conteúdos de imprensa em língua portuguesa) – e um na Alemanha, em parceria com a Deutsche Welle (com incorporação de tecnologia Priberam para facilitar e melhorar a produção de notícias multilingues).

Ainda no âmbito dos média, e depois do Público, o sistema de recomendação personalizada de notícias da Priberam passou a estar disponível também nos sites do Expresso e do Correio da Manhã.

Na área da saúde, a Priberam iniciou, com a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e o Centro Hospitalar de São João, o projecto SAPD (Sistema de Aprendizagem Automática de Problemas e Particularidades do Doente), integrado no projecto Digital Patient (N2020), para desenvolver um sistema de detecção automática do historial de antecedentes do doente a partir do processamento inteligente das suas notas clínicas.

A Priberam disponibilizou o plug-in do FLiP no directório oficial do WordPress, a mais popular plataforma de gestão de conteúdos do mundo. O FLiP é o pacote de ferramentas linguísticas de auxílio à escrita em língua portuguesa da Priberam e, em Portugal, o seu plug-in já é utilizados por sites como eco.pt, delas.pt, noticiasmagazine.pt, voltaaomundo.pt, evasoes.pt, motor24.pt, jornaldofundao.pt, buzzmedia.pt, pcguia.pt e observalinguaportuguesa.org, entre outros.

Por fim, o destaque vai também para o trabalho levado a cabo no sistema de bases de dados jurídicas LegiX, no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, bem como nos serviços de consultadoria, formação e apoio técnico

Parabéns à Priberam e a todos aqueles que, mediante a utilização dos nossos produtos e serviços, parcerias ou acompanhamento das nossas actividades, contribuíram para o nosso desempenho em mais um ano de trabalho.

quinta-feira, 20 de julho de 2017

Lisbon Machine Learning School 2017



Começa hoje a 7.ª edição da Lisbon Machine Learning School (LxMLS), que decorre no Instituto Superior Técnico.

A LxMLS é uma escola de Verão intensiva que conta com o patrocínio da Priberam e com a participação de membros dos Priberam Labs. O evento decorre até ao próximo dia 27 e inclui aulas, laboratórios e palestras sobre aprendizagem automática e sobre processamento de linguagem natural.

segunda-feira, 10 de abril de 2017

8.º aniversário da “Palavra do dia”

«Há palavras que fazem bater mais depressa o coração - todas as palavras - umas mais do que outras, qualquer mais do que todas. Conforme os lugares e as posições das palavras. Segundo o lado de onde se ouvem - do lado do Sol ou do lado onde não dá o Sol.
Cada palavra é um pedaço do universo. Um pedaço que faz falta ao universo. [...]»
José de Almada Negreiros in A Invenção do Dia Claro, 1921.


No passado dia 8 celebrou-se o 8.º aniversário da “Palavra do dia” do Dicionário Priberam. Pela terceira vez consecutiva, escolhemos palavras de Almada Negreiros (1893-1970) para assinalar essa data, porque “há palavras que fazem bater mais depressa o coração” e porque há 8 anos que a iniciativa da Priberam destaca, nem que seja por um dia, palavras raras, curiosas ou pouco consultadas, escolhidas pela equipa de linguistas e divulgadas diariamente na página do dicionário, no Facebook e no Twitter da Priberam. 

E porque “cada palavra é um pedaço do universo”, deixamos aqui alguns pedaços de universo que, no último ano, tiveram destaque no Dicionário Priberam:


quinta-feira, 23 de março de 2017

Lisbon Machine Learning School 2017



As inscrições para a 7.ª edição da Lisbon Machine Learning School (LxMLS) estão abertas até dia 15 de Abril.

Co-organizada pelo Instituto Superior Técnico (IST), pelo Instituto de Telecomunicações (IT), pelo Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Investigação e Desenvolvimento (INESC-ID), pela Unbabel e pelos Priberam Labs, a LxMLS é uma escola de Verão intensiva que inclui aulas, laboratórios e palestras sobre aprendizagem automática (“machine learning”, em inglês). Pelo sétimo ano consecutivo, o evento conta com o patrocínio da Priberam e terá lugar em Lisboa, de 20 a 27 de Julho, no IST.

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Dia Internacional da Língua Materna


Este ano, o Dia Internacional da Língua Materna tem por lema “Rumo a futuros sustentáveis através da educação multilingue”.

Com esta iniciativa, a UNESCO celebra há 17 anos a diversidade linguística e cultural e visa contribuir para a promoção da educação global porque, como se pode ler na mensagem deste ano da sua directora-geral, Irina Bokova, a educação e a informação em língua materna são essenciais para melhorar a aprendizagem e fomentar a confiança e a auto-estima, alguns dos principais motores de desenvolvimento. Por essa razão, a UNESCO faz um apelo para que o potencial da educação multilingue seja reconhecido no mundo inteiro, nos sistemas educativos e administrativos, nas expressões culturais e nos meios de comunicação, no ciberespaço e nas relações comerciais.

Para comemorar esta data, deixamos ainda à reflexão as seguintes palavras do escritor José Eduardo Agualusa: 

«Existem actualmente cerca de seis mil línguas em todo o mundo. Destas, três mil vão desaparecer muito provavelmente nos próximos cem anos. Noventa e seis por cento das línguas do mundo são faladas por apenas quatro por cento da humanidade. Em média, a cada quinze dias desaparece uma língua, e África é o continente mais ameaçado.

Ao contrário do que sugere o mito de Babel, acredito que é mais fácil alcançar Deus, ou seja, o entendimento do mundo, falando muitas línguas, do que comunicando numa única. O pensamento exige palavras. Um pensamento muito complexo exige muitas palavras e diversos idiomas. Quando essas línguas se perdem, o homem fica inevitavelmente mais longe do Absoluto. Há realidades, emoções, certos prodígios e mistérios que só podem ser expressos em determinadas línguas. Uma única língua não é capaz de expressar todas as formas e graus da compreensão humana.»1

1 José Eduardo Agualusa, “A língua portuguesa em Angola – língua materna versus língua madrasta”, in revista Imaginário, n.º 10, USP, pág. 28, 2004/2005. Texto disponível online em http://www.casadasafricas.org.br/wp/wp-content/uploads/2011/08/A-lingua-portuguesa-em-Angola-Lingua-materna-versus-lingua-madrasta.pdf

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Priberam Machine Learning Lunch Seminars (8.ª série)



A nova temporada dos Priberam Machine Learning Lunch Seminars começa já no próximo mês.

Pelo oitavo ano consecutivo, a Priberam patrocina encontros informais que promovem o diálogo entre a academia e a indústria sobre diversas áreas relacionadas com a aprendizagem automática (machine learning, em inglês), como processamento de sinais, visão computacional, processamento em linguagem natural, redes neurais artificiais, biologia computacional, etc.

Os seminários são gratuitos, realizam-se quinzenalmente, à terça-feira, das 13h às 14h, no campus da Alameda do Instituto Superior Técnico, e disponibilizam uma refeição grátis a todos os participantes inscritos. 

Os interessados em fazer apresentações podem declarar a sua disponibilidade aqui ou enviar um email para labs@priberam.pt. Os restantes interessados podem subscrever a lista de contactos

Mais informação aqui (em inglês).

terça-feira, 31 de janeiro de 2017

4.º Congresso Internacional Fernando Pessoa


Decorre de 9 a 11 de Fevereiro, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, o 4.º Congresso Internacional Fernando Pessoa

O evento, organizado pela Casa Fernando Pessoa, irá reunir estudiosos pessoanos de vários países, com o intuito de debater investigações recentes sobre a obra do poeta. 

Informações sobre o programa detalhado aqui e sobre a inscrição aqui.

terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Números e palavras de 2016

Dados gerais
Em 2016, o site do Dicionário Priberam da Língua Portuguesa registou um acréscimo de 1,11% relativamente ao número de utilizadores contabilizados no ano passado. Por outras palavras, os mais de 25 milhões de utilizadores mantiveram-se fiéis ao Dicionário Priberam

Brasil, Portugal e Angola ocupam os três primeiros lugares na liderança por países e, na proveniência por cidades, os mesmos lugares pertencem a Lisboa, São Paulo e Rio de Janeiro. A primeira cidade não pertencente a um país da CPLP é Macau (52.º lugar), seguida de Madrid (57.º lugar) e de Londres (58.º lugar).

O tráfego a partir de dispositivos móveis continua a aumentar: o acesso ao Dicionário Priberam através de smartphones cresceu 23,51% face ao ano passado, enquanto a percentagem de acessos a partir de tablets e desktop desceu.


Palavras mais pesquisadas
Em Portugal, a palavra mais pesquisada em 2016 foi arrendatário, seguida de exangue e de resiliência. No Brasil, a palavra mais pesquisada foi gitana, seguida de resiliência e de saruê.

Se já nos resignámos a que resiliência conste das buscas da Priberam (no cômputo geral, é a palavra mais pesquisada pelo terceiro ano consecutivo), são sobretudo de estranhar as buscas por arrendatário em Portugal, que talvez estejam ligadas às alterações à lei do arrendamento. As buscas por gitana e saruê no Brasil justificam-se por serem termos usados na novela Velho Chico.

Figura 1: Palavras mais pesquisadas no Dicionário Priberam em 2016

Nos restantes países de língua oficial portuguesa, as palavras mais procuradas no Dicionário Priberam foram: amnistia, pormenorizar e reborar (Angola); azáfama, embaixador e biónico (Cabo Verde); translineação, minúsculas e panorama (Guiné-Bissau); PALOP, abordagens e adormecer (Guiné Equatorial); monopartidarismo, obstar e pasteleira (Moçambique); lacuna, apropriação e comprometimento (São Tomé e Príncipe); mestre, contentores e enumerável (Timor-Leste).

Se o FLiP* da Priberam dá a volta ao texto, o Dicionário Priberam permite dar uma volta ao mundo. Analisando palavras e expressões pesquisadas por utilizadores de outros países, deparamo-nos com algumas buscas curiosas. 

Por exemplo, há aquelas buscas possivelmente relacionadas com o que acontece ou pode acontecer em determinados destinos turísticos, como esbardalhar em Andorra, romance e dolce far niente nas Maldivas, tosquenejar na Namíbia ou chorrica (!) na República Dominicana. Os utilizadores provenientes de países com comunidades portuguesas mostram a ligação da diáspora portuguesa à actualidade do país e à sua língua materna, como atestam buscas por geringonça na Suíça ou carapau de corrida na Bélgica, morcão e o seu feminino morcona em França e no Luxemburgo, perrice no Canadá ou lazeira na Irlanda. A pesquisa por termos próprios da cultura lusófona também esteve presente, como mostram as buscas por regueifa no Camboja, vinha-d’alho na Indonésia ou chopinho na China. O mesmo interesse despertam palavras e expressões típicas da língua portuguesa, como se afere a partir das buscas por circuncisfláutico na Suécia, jajão na Hungria, lamechas na Islândia, maneirinho no Ruanda, mãos-atadas na Ucrânia e ou coisa que o valha em Singapura. Por fim, há aquelas pesquisas assim para o coiso, como as buscas por bundudo nas Filipinas, chupão no Japão, gostosa no Líbano ou trepada na Estónia. 


O ano de 2016 em palavras
Os acontecimentos marcantes deste ano tiveram reflexo nas buscas do Dicionário Priberam:

Figura 2: Palavras pesquisadas no Dicionário Priberam que reflectem acontecimentos de 2016

site O Ano em Palavras, divulgado pela Priberam na semana passada, apresenta algumas das palavras que estiveram no top das consultas no Dicionário Priberam e que se podem associar a notícias ou eventos, nacionais ou internacionais, de um determinado dia.



O FLiP é um conjunto de ferramentas linguísticas de auxílio à escrita em língua portuguesa que inclui correctores sintácticos e estilísticos, correctores ortográficos (com opção de utilização da grafia segundo o Acordo Ortográfico de 1990), conversores para o Acordo Ortográfico de 1990, nove dicionários temáticos, hifenizadores, dicionários de sinónimos, conjugadores de verbos para o português europeu e para o português do Brasil e o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa em versão offline. Mais informação em www.flip.pt.






Priberamt
.